5 found
Order:
Disambiguations
Fernando Bonadia de Oliveira [6]Fernando Bonadia Oliveira [1]
  1.  8
    A Dificuldade na leitura de o Capital de Marx: a posição althusseriana.Fernando Bonadia de Oliveira - 2011 - Cadernos Espinosanos 25:131.
    As dificuldades que envolvem a leitura e compreensão de O Capital de Karl Marx são consideradas por Louis Althusser em seu prefácio à edição francesa desta obra. Este artigo tem como objetivo investigar o problema da dificuldade na leitura do livro de Marx, a partir de uma análise da recomendação althusseriana, segundo a qual se deve iniciar a leitura de O Capital deixando de lado, a princípio, sua seção primeira. Posteriormente, será mostrado como o próprio filósofo alemão aborda as dificuldades (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  26
    A educação e o prólogo da Genealogia da Moral de Nietzsche.Fernando Bonadia de Oliveira - 2009 - Filosofia E Educação 1 (1):121-142.
    Analisando-se a estrutura do “Prólogo” da Genealogia da Moral de Friederich Nietzsche, pretende-se compreender como este filósofo concebe a forma pela qual ele mesmo esteve, desde a infância, diante dos questionamentos sobre a origem dos valores morais. Trata-se de entender em que medida é possível aproveitar essa experiência de Nietzsche para definirmos uma tarefa para a Pedagogia, qual seja, a de questionar os valores morais existentes em seu interior. Todavia, menos do que definir propriamente tal tarefa, este trabalho consiste – (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  21
    Filósofo e operário: o soneto “Spinoza” de Machado de Assis.Fernando Bonadia de Oliveira - 2018 - Trans/Form/Ação 41 (4):31-52.
    Resumo: Machado de Assis, um dos mais famosos escritores brasileiros, oferece um retrato de Bento de Espinosa em um soneto de 1880. Em seus versos, o poeta combina, do início ao fim, a imagem do pensador como operário e como filósofo. Apesar de certa imprecisão nos traços estampados no retrato, o artigo pretende mostrar que o soneto pode, tanto quanto o poema “Spinoza”, de Jorge Luis Borges, operar como um primeiro convite ao estudo do espinosismo. Embora não haja qualquer intenção (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  15
    Os dois Jorges Nagles.Fernando Bonadia de Oliveira - 2020 - Filosofia E Educação 11 (3).
    Este breve ensaio discute dois aspectos da produção bibliográfica do educador brasileiro Jorge Nagle recentemente falecido: por um lado, a feição crítica de sua primeira obra, Educação e sociedade na Primeira República; por outro, o modo aparentemente conformista de sua interpretação da Lei nº 5.5692/71 no livro A reforma e o ensino. A partir de uma narrativa pessoal, pela qual o ensaísta revive o encontro que teve com o professor Nagle cerca de seis meses antes de seu falecimento, são apresentados (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  12
    O recurso didático à geometria em Agostinho e Espinosa.Fernando Bonadia de Oliveira - 2018 - Filosofia E Educação 10 (2):452-487.
    O objetivo do ensaio é compreender como Agostinho e Espinosa empregam a geometria na exposição de seus sistemas, tendo como foco o aspecto didático, devidamente sublinhado e discutido por cada um deles. Conclui-se que tal recurso é comum aos dois filósofos em sentido semelhante, sobretudo pela perspectiva da aplicação didática. No entanto, o modo de promover o uso da geometria segue orientações distintas em cada um dos sistemas. Enquanto Agostinho evoca a matemática para reforçar o desligamento dos sentidos corporais, Espinosa (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark